top of page
  • Luciana Silva

Bert Hellinger


É importante sabermos de sua trajetória para entendermos a importância de seu trabalho como o pai da Constelação familiar.

De família Alemã Bert foi o segundo filho de três, uma irmã ele e um irmão mais novo. Formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Faleceu com 93 anos, dezembro de 1925 a setembro de 2019.

Nasce entre duas guerras mundiais. Primeira guerra Alemanha perde aí vem pobreza e dificuldades. Mais ou menos em 1920 nasce o nazismo em 1925 Bert nasce, estudou dez anos em um colégio interno, com 14 anos acontece a segunda guerra mundial, recebe marca da Gestapo de inimigo potencial do povo, com 18 anos vai servir na guerra por 1 ano, foge e volta para Alemanha, como seminarista mais ou menos com 22 anos de idade celebra sua primeira missa.

 

Quebra de paradigma

Como missionário vai para a África do Sul onde se identifica e desconstrói muito dos seus valores. Estudando com a tribo Zulu foi confrontado com muitos valores morais diferentes como por exemplo mais de uma esposa , o respeito aos ancestrais etc. Recebe cidadania africana e é chamado para o Clérigo Anglicano.

Sua permanência na África culminou com o auge do apartheid. A amizade e respeito mútuo com sacerdotes anglicanos, e grupos inter-raciais, todos serviram de embriões para sua teoria.

Nessa época Bert é confrontado com uma pergunta; pessoas ou valores? Ali ele descobre as leis sistêmicas a partir do seu conceito de consciências, volta para Alemanha em 1969 ainda como padre, mas ainda lhe falta algo, estuda psicanálise, ser padre já não expressava mais quem ele era. Em 1974 fica por mais ou menos um ano mergulhado em estudos nos Estados Unidos.

 

Suas vivências

Ao longo da vida rica em estudos Bert vivenciou e participou de vários métodos, técnicas e linhas de intervenções como:

  • Gestalt terapia

  • Terapia primal sena maior trauma

  • Sena menor rejeição.

  • Gestalt + terapia (ver a realidade como ela é)

  • Terapia transacional, PNL, bioenergética e outros métodos e técnicas.

Todos vivenciados na prática por Bert explica o longo caminho que o levou a Constelação familiar.

Bert aprende com Thea Louise Schönfelder psiquiatra alemã a teoria da constelação familiar daí em diante surgem os livros. Com Sophie Hellinger vem as novas Constelações familiares com o entendimento da consciência espiritual.

Em 2006 a Hellingerschule se torna membro associado da Universidade Europeia Jean Monet, em Bruxelas para viabilizar diploma universitário.

Em 2008 Doutorado Onorífico,2011 indicação ao Prêmio Nobel da Paz, 2018 sua autobiografia.

 

Humildemente arrisco aqui umas pinceladas sobre sua trajetória que não faz jus ao seu legado mas com muita alegria compartilho com vocês.






9 visualizações

Comments


bottom of page